É considerado recém-nascimento, o período que decorre entre o nascimento e as 4 primeiras semanas de vida do bebé.
O recém-nascido é mais propenso ao desenvolvimento de infeções e sintomas respiratórios por apresentar as fossas nasais relativamente estreitas e por o sistema imunitário se encontrar em desenvolvimento.
A existência de congestão/obstrução nasal cria um ambiente propício à proliferação de vírus e bactérias, aumentando o risco de infeções.
A higiene nasal do recém-nascido remove o excesso de muco, secreções nasais, vírus, bactérias e outras impurezas da mucosa nasal, facilitando a respiração, promovendo o conforto e atuando como método profilático na prevenção de infeções respiratórias.
Ao lavar o nariz do recém-nascido, deve utilizar soro fisiológico estéril e um kit de lavagem nasal que seja adequado desde o nascimento (como o kit de lavagem nasal Nariz Limpinho®).
É essencial manter o nariz do recém-nascido desobstruído e livre de secreções nasais, pois, os recém-nascidos respiram exclusivamente pelo nariz, até aos 5/6 meses de vida. Assim, um nariz obstruído irá deixar o recém-nascido muito desconfortável, com dificuldade e/ou incapacidade para se alimentar e dormir.
A lavagem nasal é uma medida simples, mas eficaz, para cuidar da saúde respiratória do seu filho desde os primeiros dias de vida.
Lavar o nariz do recém-nascido: passo a passo
- Lavar as mãos com água e sabão antes de manusear o material que vai utilizar;
- Preparar todo o material necessário para a lavagem nasal
- Se tiver um spike/transfer, deve adaptá-lo à embalagem de soro fisiológico
- Abrir a tampa do spike/transfer e adaptar a seringa;
- Encher a seringa com a quantidade de soro fisiológico que vai utilizar;
Que quantidades de soro fisiológico deve utilizar consoante a idade?
0-1 mês – 1 ml de soro fisiológico
1-3 meses-2 ml de soro fisiológico
3-6 meses- 5 ml de soro fisiológico
6-12 meses-10 ml de soro fisiológico
- Colocar o adaptador nasal na ponta da seringa;
- Posicionar o bebé. Pode utilizar uma toalha maior para enrolar à volta do bebé, assim consegue que ele não se mexa tanto e que não se suje durante a lavagem nasal. No recém nascido, pode efetuar a lavagem nasal com o bebé deitado de lado, virado para o lado oposto à narina onde se introduz o soro fisiológico. Ou seja, posicionar o recém-nascido para o seu lado direito se quiser lavar a narina esquerda e vice-versa. Também pode fazer a lavagem nasal com o recém-nascido ligeiramente sentado e com o tronco inclinado para a frente.
- Administrar a quantidade de soro pretendida por uma narina e confirmar que o soro está a sair pela narina oposta;
- Repetir o procedimento na outra narina.
A congestão/obstrução nasal pode interferir na amamentação/aleitamento do recém-nascido. Se o seu nariz estiver obstruído, o recém-nascido não consegue respirar pelo nariz enquanto se alimenta, levando a uma alimentação menos eficaz e possivelmente a problemas de ganho de peso. Lavar o nariz do bebê antes das mamadas pode ajudar a desobstruir as vias respiratórias, facilitando a alimentação.
Além disso, quando o recém-nascido apresenta obstrução/congestão nasal, apresenta também dificuldade para dormir, o que pode levar a noites agitadas. Lavar o nariz antes de dormir pode ajudar a desobstruir as vias respiratórias, permitindo que o recém-nascido respire melhor e tenha um sono mais tranquilo e reparador.