Atualmente, existem no mercado vários tipos de soro (Hipertónico, Isotónico, Hipotónico).
Na lavagem nasal é recomendado utilizar com maior regularidade o soro isotónico, ou seja, o soro normalmente conhecido por Soro Fisiológico 0,9% (NaCl 0,9%).
Existem algumas situações clínicas em que pode ser recomendado e mais vantajoso a utilização de um Soro Hipertónico, como quando existe uma inflamação e congestão nasal mais acentuada.
O que é um Soro Hipertónico?
O Soro Hipertónico é uma solução salina (como o Soro Fisiológico 0,9%), mas que possui uma osmolaridade superior à existente nos fluidos corporais.
É um soro que possui uma concentração superior, ou seja, maior quantidade, de cloreto de sódio, de cerca de 3 a 7%, enquanto que o Soro Fisiológico “normal” possui uma concentração salina de 0,9%.
Uma concentração de sal superior aos fluídos corporais, irá promover um processo chamado osmose.
O aumento de osmolaridade localmente, irá estimular a saída de água das células e tecidos mucosos existentes na cavidade nasal.
A saída de água dos tecidos da mucosa nasal, promove a redução da inflamação destes tecidos, diminuindo a situação de congestão nasal por inflamação nasal.
Vantagens de utilizar um Soro Hipertónico
A higiene nasal com soro hipertónico é, normalmente, recomendada em situações de maior inflamação da mucosa nasal, pois permite:
- Diminuir a inflamação da mucosa nasal;
- Diminuir a obstrução/vongestão nasal;
- Fluidificar o muco nasal, o que facilita a lavagem nasal;
- Estimular a atividade mucociliar;
- Diminuir a atividade de agentes patogeneos (uma concentração salina superior cria um ambiente menos propicio ao crescimento e proliferação de virus e bactérias)
Assim, a utilização de um soro hipertónico, com maior concentração de sal, reduz a inflamação da mucosa nasal, diminui a congestão, facilita a limpeza dos seios nasais e paranasais, diminui a probabilidade e a gravidade de desenvolver infeções respiratórias.
A sua utilização é benéfica e indicada em situações de:
- Gripes e constipações;
- Rinite alérgica;
- Sinusite
Cuidados e precauções
Apesar dos seus inúmeros benefícios, a utilização de soro hipertónico deve ser utilizada com alguns cuidados de forma a garantir segurança na sua utilização.
Aconselhamos:
- Utilizar apenas em crianças com idade superior a 2 anos (para crianças com idade inferior o líquido de lavagem nasal mais seguro a utilizar é o soro isotónico, ou seja, o Soro Fisiológico “normal” 0,9%);
- Ter em atenção a frequência e o número de vezes que realiza a lavagem nasal com soro hipertónico. Para lavagens nasais diárias e realizadas de forma preventiva, deve recorrer ao Soro Fisiológico 0,9%. Utilizar o Soro Hipertónico apenas em situações de inflamação da mucosa e congestão nasal.
- Usar apenas Soro esterilizado;
- Não utilizar soluções salinas caseiras, ou seja, feitas em casa. Ao efetuar um soro caseiro, deve ter em atenção que nunca tem a certeza absoluta de estar a elaborar um soro hipertónico, com salinidade recomendada, nem será um líquido estéril);
De um modo geral, a higiene da muscosa nasal com Soro Hipertónico permite um alívio da congestão e obstrução nasal, ao diminuir a inflamação da mucosa, diminuindo o inchaço dos tecidos nasais, sendo especialmente benéfico em situações de congestão nasal crónica, como na Rinite alérgica e na Sinusite.