As saquetas disponíveis para lavagem nasal, normalmente, são constituídas por uma mistura de sal e bicarbonato de sódio, em proporções diferentes, destinadas a preparar uma solução salina para lavagem nasal.
As saquetas de pó são uma solução salina que devem ser previamente preparadas com água destilada estéril, antes da sua utilização.
Existem alguns dispositivos médicos para lavagem nasal (garrafas de lavagem nasal) que disponibilizam estas saquetas para utilização em conjunto com o dispositivo.
Apesar de parecerem fáceis de preparar, práticas de utilizar e levar para qualquer lado, a sua utilização requer cuidados redobrados, pelo que não aconselhamos a sua utilização em bebés com idade inferior a 24 meses.
As saquetas são, normalmente, constituídas por uma concentração de sal e bicarbonato em proporções adequadas para a lavagem nasal.
No entanto, estas saquetas não se encontram pré preparadas, sendo necessário, normalmente, dissolver a saqueta em água.
E é neste passo que, a sua utilização se pode tornar insegura e perigosa para o bebé e criança:
- Tem que ter a certeza que utiliza a quantidade de água apropriada para cada saqueta, de forma a garantir que a concentração formulada da solução salina seja a ideal;
- A água que vai utilizar deve encontrar-se estéril, de forma a reduzir o risco de contaminação da mucosa nasal durante a higiene do nariz;
- Deve utilizar, de preferência, água destilada e não da torneira, de forma a garantir que não provoca lesões na mucosa nasal do bebé.
- Mesmo que utilize água esterilizada, existe sempre um risco bastante grande de contaminar a solução durante a sua preparação.
Assim, apesar de poder utilizar as saquetas de solução salina para realizar a lavagem nasal, é sempre mais seguro utilizar única e exclusivamente Soro Fisiológico.
A utilização das saquetas de pó, acaba por se tornar um procedimento mais dispendioso e com maior risco na sua utilização, do que adquirir e utilizar apenas Soro Fisiológico 0,9%.
É de salientar que uma reconstituição inadequada da saqueta de solução salina em água, pode acarretar desconforto e riscos para o bebé e criança na sua utilização, podendo provocar dor e irritação da mucosa nasal, além de poder funcionar como um meio de contágio e propagação de infeções.
A utilização de Seringa e adaptador nasal para seringa, juntos com Soro Fisiológico 0,9%, constituem o meio mais seguro e económico de realizar a higiene nasal do nariz do bebé e criança.
O adaptador nasal pode ser reutilizado diversas vezes, devendo ter em atenção a realização da sua esterilização em água a ferver por 5 minutos.
As seringas são económica e facilmente substituídas em qualquer farmácia e parafarmácia, com valores bastante mais acessíveis do que as garrafas de lavagem nasal (dispositivos médicos que existem para serem utilizados com as saquetas de pó).