A higiene nasal com Soro Fisiológico é o procedimento mais comum para diminuir a congestão/obstrução nasal, facilitando a remoção do muco em excesso e hidratando a mucosa nasal.


No entanto, deve ter em atenção o tipo de Soro Fisiológico que utiliza para realizar a lavagem nasal.


Deve tentar optar por Soro Fisiológico sem conservantes, principalmente se realiza a higiene nasal de forma frequente e/ou diariamente ou tendo em conta a idade do bebé e criança.


É importante referir que devemos ter em especial atenção á escolha do Soro Fisiológico quando o mesmo for para utilizar em bebés e recém nascidos, pois o seu sistema imunológico ainda se encontra em desenvolvimento e, por isso, esta faixa etária encontra-se mais suscetível a poder desenvolver irritações ou reações adversas aos possíveis conversantes existentes no Soro Fisiológico.

O que são os conservantes e riscos da sua sua utilização?

Os conservantes correspondem a ingredientes ( cloreto de benzalconio; fenoxietanol e parabenos) que são adicionados ao Soro Fisiológico de modo a prolongar a sua validade, prevenindo a contaminação microbiana.

A utilização de conservantes no Soro fisiológico durante a lavagem nasal podem provocar desconforto, irritação da mucosa nasal, inflamação nasal, podendo piorar a situação de congestão e obstrução nasal.

Existe ainda o risco de ocorrer uma reação alérgica (principalmente quando nos referimos a uma utilização diária em bebés e crianças).

A reação alérgica pode ser de leve (com a ocorrência de rubor e prurido local) a moderada/grave (com a ocorrência de edema local e dificuldade respiratória associada).

Além disso, quando ocorre uma exposição a conservantes de forma continuada e repetida, pode ocorrer absorção sistémica suficiente para induzir uma toxicidade sistémica, com danos nos tecidos e órgãos.

Como posso ter a certeza que o Soro Fisiológico que utilizo não tem conservantes?

É fundamental aprender a ler o rótulo do Soro Fisiológico.

Um soro fisiológico para lavagem nasal deve ser constituído apenas por Sódio (Na), Cloro (Cl) e água bidestilada/para injetáveis, formando o NaCl 0,9%.

Deve evitar adquirir um Soro Fisiológico que contenha qualquer ingrediente adicional aos referidos anteriormente, pois pode implicar a existência de um conservante, como, por exemplo:

  • Cloreto de benzalcônio
  • Fenoxietanol
  • Parabenos (metilparabeno, propilparabeno, etc.)

Como utilizar o Soro Fisiológico de forma segura na lavagem nasal?

Quando falamos de lavagem/higiene da mucosa nasal, é sempre recomendado recorrer apenas a Soro Fisiológico Isotónico, ou seja, Soro Fisiológico a 0,9%, que seja estéril e não inclua conservantes na sua composição.

A forma mais segura e económica de garantir que mantém o Soro Fisiológico estéril durante a sua utilização é recorrer à utilização de um Spike com filtro antibacteriano, que permite remover apenas a quantidade de soro que necessita para realizar a lavagem nasal no momento e guardar o restante de forma segura para uma nova utilização.

Já conhece o kit de lavagem nasal Nariz Limpinho®?

É o único kit existente que inclui na sua constituição um Spike com filtro antibacteriano, que pode ser utilizado desde o nascimento e acompanha o crescimento do seu filho desde o primeiro dia de vida.

O kit completo de Lavagem Nasal Nariz Limpinho® é a forma mais segura de efetuar a lavagem nasal do seu filho, garantindo a sua saúde respiratória. Pode consultar mais informações em:

http://narizlimpinho.pt

Em suma, apesar de a utilização de conservantes ter como principal objetivo a prevenção da contaminação microbiana, a utilização de líquidos/produtos com conservantes em bebés e crianças deve ser ponderada previamente, devido aos riscos potenciais que a sua utilização pode acarretar (como irritação local, reações alérgicas e toxicidade sistémica).

É fundamental serem adotadas escolhas informadas e formação adequada sobre o material que deve ser utilizado com bebés e crianças, de forma a garantir uma utilização segura e eficaz, evitando possíveis complicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *