A expetoração é uma substância/muco produzido naturalmente pelo organismo, que se apresenta sob a forma de secreções produzidas na traqueia, pulmões e brônquios, que são eliminadas do organismo através do reflexo da tosse.

Ou seja, a tosse, irá funcionar como um mecanismo de limpeza das vias respiratórias do bebé, de forma a eliminar o muco/secreções excessivas do organismo.

Principais causas de expetoração nos bebés

  • Dentes a nascer: Pode causar aumento da produção de saliva, o que pode levar à tosse e expetoração em alguns bebés.
  • Fatores ambientais: Determinados fatores ambientais (como o fumo do tabaco, produtos químicos domésticos, poluição ambiental ) podem irritar as vias respiratórias do bebé, e aumentar a produção de muco e expetoração.
  • Infeções Respiratórias: A expetoração é, na grande maioria das vezes, sintoma da existência de uma infeção respiratória (gripe, constipação, bronquiolite), causadas por vírus ou bactérias.
  • Alergias: A exposição a alérgeneos (como pólen, ácaros, bolor) pode desencadear uma resposta inflamatória nas vias respiratórias, levando à produção excessiva de muco e expetoração.
  • Asma: Pode causar sintomas como tosse, pieira no peito e expetoração.
  • Refluxo Gastroesofágico: O refluxo (ou seja, o retorno) do ácido do estômago para o esofago pode causar irritação na garganta e nas vias respiratórias, levando à ocorrência de uma tosse irritativa e expetoração nos bebés.

Sinais e Sintomas de expetoração nos bebés

  • Tosse persistente: Inicialmente pode ser apenas seca e irritativa e, posteriormente, ser acompanhada de produção de muco.
  • Produção de muco: Bebés com expetoração apresentam muco/secreções visíveis ao tossir, podendo variar em cor e consistência.
  • Dificuldade Respiratória: O aumento da produção de muco/secreções pode levar à obstrução das vias aéreas pelo muco, o que pode implicar uma maior dificuldade/esforço em respirar.
  • Pieira: Consiste na presença de sons agudos ou chiados ao respirar (normalmente durante a fase de expiração) que indicam a existência de inflamação e/ou estreitamento das vias respiratórias.
  • Desconforto ou Irritabilidade: Bebés com expetoração podem apresentar maior irritação causada pelo desconforto causado pela tosse e obstrução.

É fundamental uma avaliação e monitorização adequada dos sinais e sintomas associados à expetoração, pois podem indicar a necessidade de avaliação médica e tratamento adequado para garantir o bem-estar e saúde do bebé.

O que fazer quando o bebé tem expetoração

Existem diversas medidas que os pais podem tomar para ajudar a aliviar a expetoração do seu bebé, promovendo o seu conforto e bem-estar, assim como, ajudar numa recuperação mais célere e eficaz.

Assim é fundamental:

  • Hidratação adequada: A hidratação ajuda a fluidificar o muco, facilitando sua eliminação. A hidratação pode ser efetuada através do aumento de vezes que o bebé mama ou bebe leite de fórmula, ou através da ingestão de água (normalmente a partir dos 6 meses, quando o bebé já iniciou a diversificação alimentar).
  • Humidificação ambiental: Manter o quarto onde o bebé dorme com ar mais húmido, irá ajudar a libertar o muco e a aliviar a tosse. Pode ser necessário recorrer a um humidificador.
  • Lavagem nasal: A lavagem nasal com seringa e adaptador nasal é sempre um forte aliado na remoção do muco das vias nasais do bebé, especialmente antes das refeições e na hora de dormir.
  • Elevação da cabeceira da cama: Pode inclinar ligeiramente o colchão do berço, de forma a elevara cabeceira do bebé para ajudar na drenagem do muco durante o sono, diminuindo os acessos de tosse noturna.
  • Banho de vapor: Bastante útil, quando sente que o bebé tem muita expetoração que não consegue libertar, mesmo com a tosse. Apenas necessita utilizar uma divisão, normalmente a casa de banho e, com recurso a água quente, criar um ambiente de vapor na divisão. Quando a divisão estiver cheia de vapor, deve expor o bebé a essa humidade e calor, o que irá facilitar a libertação do muco. É fundamental ter a certeza que o bebé mantém a capacidade de tossir.
  • Posição durante a alimentação: Garantir que alimenta o bebé numa posição vertical, irá evitar o agravamento da tosse e da expetoração.
  • Higiene ambiental: Deve evitar a exposição do bebé a fumo de cigarro, poluentes do ar e outros irritantes que possam piorar os sintomas respiratórios.
  • Roupas confortáveis: O bebé deve estar vestido com roupas confortáveis e adequadas à temperatura ambiente para evitar superaquecimento ou resfriamento excessivo.
  • Monitorizar a temperatura corporal: Verifique regularmente a temperatura do bebé, com termómetro. Esta medida é fundamental para conseguir identificar precocemente qualquer sinal de febre, que seja indicador da presença de uma infeção respiratória.
  • Descanso: O bebé deve ter tempo suficiente para descansar e se recuperar, evitando atividades extenuantes ou uma sobre-estimulação.

Lavar o nariz do bebe reduz ou previne a expetoração?

O nariz e seios paranasais são extensas superfícies recobertas de mucosa, que funciona como filtro do ar inspirado (por ação de agentes imunológicos e enzimas presentes no muco nasal), mas também é responsável pelo controlo da temperatura e humidade do ar inspirado.

Esse controlo é efetuado pela existência de cílios microscópicos, que efetuam a chamada Cleareance mucociliar.

A Cleareance mucociliar consiste no movimento regular dos cílios que existem na mucosa nasal e dos seis paranasais, com o objetivo remover continuamente o muco para fora dos seios nasais e da mucosa nasal.


Toxinas específicas, como as produzidas por vírus e bactérias ou inaladas (poluição ambiental, fumo do tabaco, produtos químicos), irão reduzir o movimento ciliar, o que, por sua vez, irá provocar a acumulação de secreções e predispor a infeções respiratórias.


A lavagem nasal com soro fisiológico, irá permitir a limpeza do muco nasal, diminuindo a inflamação local ( pois reduz mediadores inflamatório como prostaglandinas, leucotrienos e histamina), reduzir a acumulação de secreções purulentas, melhorando o funcionamento do sistema mucociliar.


A lavagem nasal é procedimento mais barato, seguro e eficaz de prevenir a existência de expetoração.

A higiene da mucosa nasal pode ser realizada desde o primeiro dia de vida do bebé e, normalmente, não apresenta contraindicações.

Benefícios da lavagem nasal na expetoração

  • Fluidifica o muco e as secreções nasais;
  • Hidrata a mucosa nasal;
  • Diminui a inflamação nasal;
  • Facilita a drenagem/expulsão de muco e secreções;
  • Melhora o sistema mucociliar (sistema de autolimpeza das vias aéreas e proteção nasal);
  • Diminui a frequência de infeções respiratórias;
  • Diminui a necessidade de utilização de medicamentos e antibióticos.

Em suma, se o seu bebé apresenta expetoração é fundamental manter um ambiente húmido no seu quarto usando um humidificador e certificar-se de que bebe aumenta a ingestão de água (através da amamentação, leite de fórmula ou ingestão de água a partir dos 6 meses), pois só assim conseguirá reduzir a viscosidade do muco.

Mas acima de tudo, recorrer à lavagem nasal, como método preventivo e seguro de reduzir a quantidade de muco e secreções que se alojam na mucosa nasal do bebé.


Se o muco/secreções apresentarem aumento da espessura e alteração da cor (amarela, castanha, avermelhada) pode ser necessário uma observação médica, para despiste de situações potencialmente mais graves para o bebé.


Se os sintomas persistirem, é essencial consultar um profissional de saúde para avaliação e orientação adicionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *