Utilizar um aspirador nasal para remover o excesso de secreções do nariz do bebé, não faz mal nem trás malefícios ao bebé, desde que utilizado de forma adequada e com bastante moderação.

Aspirar o nariz do bebé é um procedimento eficaz para remover o muco e facilitar a respiração, especialmente em casos de congestão e obstrução nasal.

É fundamental a mãe/pai ter o cuidado de utilizar o material sempre devidamente higienizado, com um recarga/filtro novo a cada utilização.

A aspiração nasal deve ser efetuada com segurança e delicadeza por parte dos pais, devendo ter em atenção a força da pressão de sucção utilizada e o correto posicionamento do bebé (de preferência deitado de barriga para cima com a cabeça lateralizada).

Os bebés têm narinas delicadas muito irrigadas por vasos sanguíneos, e a aspiração nasal pode causar irritação da mucosa nasal, levando à produção de mais muco.

Neste caso, pensa que pode estar a ajudar o bebé ao remover as secreções que causam a obstrução nasal, mas está a fazer o contrário, pois de cada vez que tenta retirar o excesso de muco/secreções, está a irritar a mucosa nasal e, consequentemente, a estimular a produção de ainda mais muco e secreções por parte da mucosa nasal (como consequência da irritação da mucosa nasal).

Deve ter sempre especial atenção e ponderar se deve utilizar o aspirador nasal sempre que o bebe apresentar lesões ou irritação nasal, ferimentos ou hemorragia nasal recente. Nestas situações, normalmente encontra-se contraindicada a aspiração nasal.

É importante compreender que aspirar o nariz do bebé pode ser um momento de grande ansiedade, não só para os pais, como também para o bebé, que não compreende o que está a acontecer e pode ficar agitado.


Se o bebé resistir demais ou ficar muito desconfortável durante o processo, é importante parar imediatamente. Forçar a aspiração pode causar mais irritação e ansiedade ao bebé.


Se utilizar com frequência excessiva o aspirador nasal, especialmente se utilizar uma sucção muito forte, pode causar danos na mucosa nasal. É extremamente importante seguir sempre as orientações de utilização incluídas pelo fabricante.


O aspirador nasal deve ser limpo de forma adequada entre utilizações, de forma a não ocorrer a proliferação de bactérias, fungos e vírus, o que pode ser prejudicial para o bebé, pois induz a ocorrência de contaminação cruzada, com aparecimento de novas infeções respiratórias.


Se tiver dúvidas sobre a pertinência de utilizar um aspirador nasal, para ajudar o seu bebé a respirar melhor, pode sempre recorrer à irrigação do nariz com soro fisiológico.


Na irrigação nasal consegue controlar a velocidade e quantidade de fluxo de soro fisiológico introduzido.

O método de irrigar o nariz com soro fisiológico consegue substituir a necessidade de utilizar um aspirador nasal.


É importante utilizar um método de lavagem nasal que seja adequado à idade do bebé, com material seguro e apropriado à etapa de vida do seu filho (recém-nascido, bebé ou criança).


A lavagem nasal é, atualmente, amplamente recomendada por diversos profissionais da área da saúde como sendo um procedimento, fácil, prático, seguro e eficaz de remover as secreções nasais, o excesso de muco, vírus, bactérias e alergénios (como pó e pólen) da mucosa do bebé.


Ao efetuar a lavagem nasal, deve recorrer a material adequado, que utilize uma seringa com adaptador nasal. O adaptador nasal irá permitir que não magoe o bebé durante a lavagem nasal.

Diferenças entre aspirar o nariz ou lavar o nariz com seringa e adaptador nasal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *